Total de visualizações

Salvação

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"...Mt 11.28

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O que é parcialidade e imparcialidade em jornalismo?

Para escrever esse post, peço ajuda não dos universitários, mas do “pai dos burros”. Recorro, agora, ao Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa para saber o que é:
Parcialidade: Qualidade de quem ou do que é parcial; Parcialismo; Grupo partidário de uma mesma causa; Partido; Facção.
Parcial: Que faz parte de um todo; Que existe ou se realiza em partes; Que toma partido a favou ou contra uma pessoa, uma facção, etc., sem que importe a justiça ou a verdade; Injusto; Partidário.
Imparcialidade: Caráter ou qualidade do que é imparcial; Equidade; Isenção.
Imparcial: Que não é parcial; Isento de parcialidade; Que se abstém de tomar partido ao julgar ou ao constituir-se em julgamento; Que julga sem paixão; Que não sacrifica a verdade ou a justiça a considerações particulares.
Em síntese, quem é parcial escolhe um lado e quem é imparcial fica em cima do muro.
Nas universidades ensina-se que todos os jornalistas devem ser imparciais. Por isso, os estudantes são obrigados a podar os adjetivos de seus textos, uma vez que adjetivos acrescentam qualidades às coisas. E quando se acrescentam qualidades, somam-se valores de grau negativo ou positivo, escolhem-se lados, é-se parcial.
É por isso que, em determinado momento da história, os textos jornalísticos foram divididos em news e comments. Isto é, em notícias e comentários, textos não opinativos e textos opinativos. O primeiro tipo de texto deve ser enxuto, sem adjetivos. No segundo, adjetivos a vontade.

O discurso universitário diz que a parcialidade é um pecado mortal na elaboração de uma notícia ou numa reportagem. Contudo, a imparcialidade se parece mais com uma utopia muito difícil de ser alcançada.
A imparcialidade pode até ser alcançada quando não existem grandes interesses em jogo. Mas quando os interesses são grandes, a imparcialidade é frequentemente jogada para escanteio. Exemplos:
  • Peça para um jornalista petista ou peemedebista ser imparcial quando estiver em época de eleições;
  • Peça para um jornalista católico ou protestante ser imparcial quando estiver falando sobre as religiões;
  • Peça para jornalista torcedor do Palmeiras ser imparcial quando estiver nos últimos jogos de um Campeonato Brasileiro qualquer em que seu time estiver disputando o primeiro lugar.
    Enfim, ainda que esses jornalistas tentem ser imparciais, haverá sempre um juízo de valor que os fará pender para um dos lados, mesmo que vagamente.
    É possível, ainda, burlar uma regra máxima do jornalismo e escrever um texto totalmente parcial sem utilizar um único adjetivo.
    Assim, a parcialidade e a imparcialidade, no jornalismo, são duas irmãs briguentas. Mas os jornalistas, contudo, devem buscar a imparcialidade ao máximo, ainda que não seja possível alcançá-la.

    P.S www.j3brasil.blogspot.com/2011/01/o-que-e-parcialidade-e-imparcialidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário