Total de visualizações

Salvação

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"...Mt 11.28

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jovem é encontrado morto em Porto Rico do Maranhão.

Jovem foi encontrado morto nas imediações do porto da Pedreira com requinte de crueldades. O crime ocorreu por volta das 20:00, segundo o depoimento de testemunhas o crime foi cometido por dois jovens, o primeiro convidou a vítima para fumar um "baseado", enquanto o segundo o aguardava no local do crime. Após terem consumido o entorpecente, o jovem deu uma gravata na vítima, o outro segurou suas pernas e o arrastaram param um lugar ermo e escuro, a vítima foi morta por estrangulamento, e mesmo já sem vida, o criminoso ainda desferiu vários chutes na cabeça deste. O assassino foi preso no mesmo dia, depois que a polícia começou colher informação no bar onde a vítima "bebia". O assassino ja tem várias passagem pela polícia, inclusive pelo mesmo crime, na qual respondia em liberdade. O motivo do crime ainda é desconhecido.

 Apincú próximo ao porto da Pedreira
 Policial isolando o local do crime
 Curiosos se aglomeraram para ver o corpo.
Dezenas de motos e bicicletas na Rua Capitão Passinho próximo ao local do crime.

OBS: A pedido da família, retirei o nome e as fotos da vítima e os nomes dos assassinos.




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ilha das Moças, uma das maiores salinas do litoral Maranhense.

A Ilha das Moças é uma pequena porção de terra com mata atlântica cercada por igarapés. Fica na região de Apincuaçú, não tem energia elétrica, a energia consumida na ilha vem de geradores. Produz água potável de excelente qualidade, além de exixtir na mata diversas espécie de animais nativos. Os únicos moradores da Ilha são o proprietário e os trabalhadores da Salina. O sal é produzido entre os meses de Agosto a Dezembro quando começa o período chuvoso, e as atividades são suspensas, visto que o sal é produzido através do represamento da água salgado em um grande apincú existente na ilha. Depois de produzido o sal num processo totalmente natural, o mesmo é recolhido e armazenado num imenso paiol (rancho), que depois de moído, pesado e embalado é vendido até mesmo pra outros estados, como Pará. Por se tratar de uma Ilha, o único a acesso se dá atraves de barcos que trasportam o sal para o continente.
 Os Baldes (pequenos tanques) onde são produzidos o sal.
 Paiol (ranchos) onde o sal fica armazenado.

 Trabalhadores carregando o sal para os barcos.
 Trilha que leva da casa grande até a salina. percuso que dura uns 5 minutos de caminhada.
 Furo do Maracujatíua, divisa entre os municípios de Porto Rico do Maranhão e Cururupu.
 Barco esperando para ser carregado com o sal.

Barco carregado de Sal enfrente pequenas ondas até chegar o continente.

Embarcações de pesca no Porto da Pedreira em Porto Rico do Maranhão.

O Porto da Pedreira em Porto Rico do Maranhão, é o mais movimentado da cidade, devido o seu acesso mesmo quando a maré está a baixa-mar (seca). Após mais um dia de pesca os barcos aportam para descarregar os pescados, que é transportados via marítima e terrestre até a  capital São Luis. Uma riqueza natural da nossa cidade, que não teve a influencia humana, porque foi criado pelo próprio Deus. Na preamar (cheia) muitas crianças aproveitam para tomar banho e refrescar o calor, além de ser muito saudável, devido a concentração de sal que há na agua do mar.



Barcos aguardam sua vez para atracar na ponte e descarregar os pescados.



 Canoa descarregando o pescado
 Pescado embalado em caixa de isopor pronto pra ser transportado para a capital São Luis
 Peixe sai do barco, é pesado e levado pra ser embalado.
 Pescado (banderado) sendo embalado no isopor

 (Coroaçú)
Pescadores aproveitam os intervelos da pescaria para se divertirem nos comércios próximos ao porto.

Depois do asfaltamento da MA-302, o transporte do pescado agora é feito também via terrestre, desenvolvimento por um lado, preocupação pra outros, os donos de barcos que fazem a linha marítima até a capital SãoLuis estão preocupados com a queda no frete. barcos que faziam até 04 (quatro) viagem no mês, agora não chegam a fazer 02 (duas), centenas de pessoas que dependem direta e indiretamente desse comércio marítimo. Uma preocupação geral é que os caminhões não são de propritários da cidade, pessoas de outros municípios estão lucrando com o nosso produto. Esperamos das autoridades competentes, ações que viabilizem uma saída para ambas as partes, sem que nenhuma seja prejudicada. E que no final de tudo, o município se desenvolva sem extinguir uma classe que ainda hoje é a maior fonte de renda da cidade. "OS PESCADORES"

Conheça a cidade de Porto Rico do Maranhão e seu povo acolhedor...