Total de visualizações

Salvação

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"...Mt 11.28

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Casarão conhecido como: "MATA-HOMEM"

Casarão antigo do Centro Histórico de São Luis do Maranhão, localizado na Rua Afonso Pena esquina com o Beco da Lapa, é conhecido como "Mata-homem". Na décade de 30, ali funcionava um "bordel", e havia entre os seus frequentadores um homem por nome João Pires Ferreira, que mantinha um caso com uma "prostituta" de nome Horácia. No dia 25 de Agosto de 1935, João Pires Ferreira foi surpreendido por Horácia, que motividada pelo ciúme, cometeu um crime passional. Enquanto este dormia numa rede, ela desferiu um profundo golpe de faca na sua cravícula, levando-o a morte instantaneamente. Desde então o Casarão recebeu esse nome. Hoje, já desgatado pelo ação do tempo e do homem, o casarão é ocupado por várias familias que moram no local.
Essa história poderia ser mais uma entre tantas que aconteceram ao longo dos anos ali naquele casarão, mais eu fiz questão de pesquizar e buscar informações com os moradores mais antigos da região, pois o homem assassinado que originou o nome "Mata-homem" ao casarão, era pai de Francisca Pires Gusmão, casada com José Pereira Gusmão, mãe de José Maria Pires Gusmão, pai de Israel Rabelo Gusmão, que sou eu. O fato em si não me deixa orgulhoso, mais me sinto honrado em saber que faço parte da história da cidade que vai completar 400 anos de fundação. Quando você for visitar São Luis do Maranhão, e quiser saber um pouco sobre essa história, visite o Casarão "Mata-homem".
 Casarão conhecido como "Mata-homem" (Beco da Lapa)
Casarão conhecido como "Mata-homem" (Rua Afonso Pena)
Meu pai José Maria Pires Gusmão, neto de João Pires Ferreira enfrente ao casarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário